Escrevendo a Visão

O SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. (Habacuque 2:2)
Nosso Deus e Pai tudo fez com um propósito predeterminado antes da fundação do mundo. A Escritura inspirada nos diz em Romanos 11:36 que d'Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas visíveis (os homens, a terra como habitat do ser humano, a natureza criada, todos os seres vivos) e as invisíveis (querubins, serafins, principados, potestades, anjos).
Sabemos que o advento do pecado trouxe separação entre as criaturas e o Criador (Is 59:1-2) e que a morte passou a todos os homens porque todos pecaram (Rm 5:12) e que as consequências do pecado atingiram não só o homem mas também a toda a natureza criada, a qual encontra-se desde então no cativeiro da corrupção e por isso geme e suporta angústias até agora. Portanto as consequências do pecado foram cósmicas, universais.
Somente Deus, em Sua graça e bondade, poderia providenciar o meio da redenção, que veio através do Filho, o Senhor Jesus Cristo. Sendo Ele santo e inocente, Deus o fez pecado por nós (2 Co 5:21), e em Cristo fomos feitos justiça de Deus. Fomos redimidos e reconciliados com Deus mediante a morte do Seu Filho (Rm 5:10); não somente nós (os que cremos) mas também toda a criação (Rm 8:19-23).
Jesus foi enviado à terra em Sua primeira vinda para morrer pelos pecados do mundo, na condição de Cordeiro de Deus (Jo 1:29), mas outra vez virá para restaurar todas as coisas para o Pai, conquistando e sujeitando tudo a Si mesmo, estabelecendo o Reino de Deus. E é importante entender que tudo será restaurado, o homem, a terra, os céus, pois Deus faz novas todas as coisas: um novo homem habitando em uma nova terra, renovada, redimida, restaurada. A terra será cheia do conhecimento da  glória de Deus como as águas cobrem o mar.
Estas são as Boas Novas, o Evangelho que fomos chamados a pregar, viver e ensinar: O Reino de Deus virá plenamente por ocasião da volta de Cristo, mas misteriosamente entrou na História através da vida de Jesus de Nazaré, que aqui nasceu, viveu, morreu, ressuscitou e que vive dentro daqueles que n'Ele crêem, mediante o Espírito Santo; que por meio d'Ele podemos viver livres do domínio do pecado, restaurados à Imagem de Jesus.